sábado, 18 de maio de 2013

Rita Lee fala sobre Jolie: ‘Baita fuzuê’

 
A cantora Rita Lee, que realizou uma dupla mastectomia em 2010, finalmente se pronunciou sobre o anúncio de Angelina Jolie – que nessa semana revelou ter retirado os seus dois seios para evitar o desenvolvimento de câncer nas mamas.
Porém, ao contrário de outros famosos, que deram palavras de apoio à atriz norte-americana, a cantora preferiu minimizar o rótulo heroico dado para Angelina. “Baita fuzuê com as tetas da Jolie. Tal procedimento se faz há séculos”, escreveu Rita em seu Twitter.
Quando revelou a retirada de seus seios, Rita deu uma entrevista à revista “IstoÉ”, dizendo que a cirurgia havia sido recomendada por sua ginecologista, pois a cantora tinha histórico de câncer na família e também eram grandes as chances de desenvolver a doença. “Não fez muita diferença, pois minhas mamas já eram pequenas. Prefiro ficar sem peitos e tranquila e ficar com eles e paranoica”, declarou ela, que preferiu não fazer a reconstituição das mamas.
A prática, de fato, é mais comum do que se imagina: o cirurgião plástico João Carlos Sampaio, diretor do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, disse que realiza, no mínimo, uma cirurgia preventiva (ou profilática) por semana.



Rita Lee, Christina Applegate e Sharon Osbourne também fizeram mastectomia
Publicidade
DE SÃO PAULO
 
Em outubro de 2012, a atriz Christina Applegate, 40, falou sobre as dificuldades de uma mastectomia dupla em 2008, após ser diagnosticada com câncer de mama. Além dela, a cantora Rita Lee e Sharon Osbourne também se submeteram ao procedimento cirúrgico.
, às vezes", disse ela à revista "More". "O bom foi que divulgamos toda essa informação, mas falar sobre os fatos da doença, eu não tinha que ver o que estava acontecendo comigo. Quando [as notícias] diminuíram, tudo aquilo desmoronou", disse ela na época.
Seguindo o exemplo de Applegate, em um artigo publicado nesta terça-feira (14) pelo jornal "The New York Times", atriz Angelina Jolie, 37, confessou ter se submeteu a dupla mastectomia para reduzir os riscos de desenvolver câncer de mama, e disse esperar que seu caso inspire outras mulheres que possam "estar vivendo à sombra do câncer".
"É minha esperança de que elas também possam ter seus genes examinados", disse Jolie, conhecida por seu engajamento em causas humanitárias.
Ao comentar a decisão de Jolie, a âncora da emissora de TV CNN Zoraida Sambolin revelou no ar ter sido diagnosticada com câncer de mama e ter decidido se submeter ao mesmo procedimento médico.
"Eu pensei por semanas em como contar que fui diagnosticada com câncer de mama", disse. "E então, Angelina Jolie vem publicamente contar sua história e me dá a força e a oportunidade para comunicar minha decisão."
"É uma medida de exceção, extrema", avaliou José Roberto Filassi, coordenador de mastologia do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira), em entrevista à Folha em setembro de 2010. Segundo Filassi, 30% das pacientes têm complicações -10% são graves.
A cicatrização pode ser difícil, pode haver perda de sensibilidade nas mamas, problemas de irrigação podem levar à perda da aréola e do mamilo, além do risco de hemorragias e infecções.
Também em 2010, a cantora Rita Lee revelou em entrevista ao jornalista Amaury Jr. que havia retirado os seios há algum tempo por medo de ter câncer.
Sharon Osbourne, mulher do roqueiro Ozzy Osbourne e ex-jurada do programa de calouros "X Factor", revelou em entrevista à revista americana "Hello!" que fez dupla mastectomia em novembro de 2012, após descobrir, através de exames, que carrega os genes relacionados à maior probabilidade de desenvolver câncer de mama.
"Eu já enfrentei um câncer e decidi que não viveria sob essa ameaça, por isso resolvi tirar os seios", disse ela.
Em setembro do ano passado, a atriz norte-americana Kathy Bates também se submeteu a uma dupla mastectomia depois de ter recebido o diagnóstico de câncer de mama, nove anos após ter feito um tratamento para câncer ovariano.
Kathy, então com 64 anos, e ganhadora do Oscar em 1990 pelo filme "Louca Obsessão", disse à revista "People" que depois da cirurgia os médicos lhe deram um bom prognóstico.
FAMOSIDADES
“Peixe Rita Lee” é um dos pratos de Cuiabá
O “Peixe Rita Lee”, um prato de sabores fortes que presta homenagem à personalidade que o apelida, é um dos participantes de Cuiabá do Festival Brasil Sabor, que acontece durante o mês de maio em todos os estados brasileiros.

A criação é do Tom Choppin Bar, Restaurante e Chopperia, e traz um dos peixes mais característicos da região, o Pintado, preparado à milanesa, recheado com queijo, palmito e regado com molho de camarão, com acompanhamento de arroz branco ou Piamontese (com cogumelos).

Todo o cardápio do Tom Choppin homenageia grandes nomes da música brasileira, em pratos como Filé Adoniran Barbosa, Carneiro Milton Nascimento, Frango Gilberto Gil, Peixe Dorival Caymmi e outros.

Na capital de Mato Grosso, o Brasil Sabor acontece até o dia 28 de maio, período em que 14 restaurantes disponibilizam ao público um prato com a cara da região por um preço mais acessível que o normal.

O festival é promovido pela Associação Brasileiras de Bares e Restaurantes (Abrasel) e tem objetivo de aproximar mais as pessoas da culinária de suas respectivas regiões, através de preços mais convidativos.

O Tom Choppin é um tradicional estabelecimento de Cuiabá, há 14 anos oferecendo boa gastronomia e reconhecido como o melhor lugar da cidade para se ouvir música brasileira.

De segunda a sábado, diariamente, há música ao vivo, com instrumentistas e músicos que passeiam desde a MPB ao pop rock, passando pela bossa nova, jazz, samba e outros ritmos.

O Tom Choppin está localizado na Rua das Laranjeiras, 701, Jardim Guanabara. Informações e reservas pelo telefone (65) 3627-7227. (Com Olhar Conceito)




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário